sexta-feira, dezembro 09, 2005

Nunca chegue atrasado

Numa pacata cidadezinha de província, organizou-se um jantar de homenagem, na despedida do Padre que durante 25 anos de trabalho ininterrupto estivera à frente da paróquia. O Presidente da Câmara, político da região e membro da comunidade, foi convidado para entregar o presente e proferir um pequeno discurso ; mas atrasou-se ....
Começaram o jantar sem ele, e quando chegou a altura dos brindes e Padre decidiu proferir umas palavras :
"Queridos amigos, a primeira impressão que tive desta paróquia foi com a primeira confissão que ouvi : e devo confessar-vos que não foi nada, mas mesmo nada simpática ! Até pensei que o bispo me tinha enviado para um lugar terrível, pois a primeira pessoa que se confessou disse-me que tinha roubado um aparelho de TV, que tinha roubado dinheiro aos pais, também tinha roubado a firma onde trabalhava, além de ter aventuras amorosas com a mulher do chefe ! Também em outras ocasiões se dedicava ao tráfico e venda de drogas e, para concluir, confessou que tinha transmitido uma doença porca à própria irmã ! Fiquei assustadíssimo .... Mas entretanto, com o passar do tempo, fui conhecendo mais gente que em nada se parecia com aquele homem ... Vivi a realidade de uma paróquia cheia de gente responsável, com valores, comprometida com a sua fé e desta maneira tenho vivido os 25 anos mais maravilhosos do meu sacerdócio !".
Precisamente nesse momento chega o Presidente da Câmara, e logo lhe foi dada a palavra para entregar o presente da comunidade, prestando a homenagem ao Padre. Pediu desculpas pelo atraso e começou o discurso dizendo :
"Nunca vou esquecer do dia em que o Padre chegou à nossa paróquia ... Como poderia ? Tive a honra de ser o primeiro a ser confessado por ele !"

Sem comentários: